...OBRIGADO PELA SUA VISITA DEIXE SEU COMENTARIO E VOLTE SEMPRE...

quarta-feira, junho 11, 2008

Motoristas paulistanos que usarem transporte público não pagarão IPVA



Em uma iniciativa similar à Nota Fiscal Paulista, onde o governo do estado restitui para o cidadão paulistano 30% do ICMS que ele pagar, pode estar uma saída para o trânsito caótico do maior município do país.
A secretaria de fazenda do estado de São Paulo, o DETRAN e a SPTrans anunciaram uma iniciativa em conjunto que proporcionará descontos progressivos, podendo chegar até 100% sobre o valor total IPVA, para os proprietários de veículos automotores que, durante os horários de pico nos dias úteis, optarem por deixar seus carros em casa e usarem o transporte público.
A esperança em conseguir adesões significativas ao programa reside na sua simplicidade. Assim como a Nota Fiscal Paulista, onde o cliente só precisa informar o seu número de CPF no momento do pagamento e o sistema já insere automaticamente os créditos em sua conta, o “Bilhete Único Motorista” (nome provisório da iniciativa), também será totalmente eletrônico e integrado com a base de dados da Secretaria de Fazenda. Já no próximo período de licenciamento, os proprietários de automóveis receberão um Bilhete Único especial, com seu nome e foto. Este bilhete único poderá ser recarregado e usado normalmente em toda a rede de transportes metropolitanos de São Paulo. Os gastos nos horários de pico serão registrados e 45% voltarão para o cidadão em forma de desconto. Calcula-se que para conseguir isenção total do IPVA de um veículo médio, basta trocar o seu automóvel pelo transporte público 3 vezes por semana durante um ano.
Caso consiga um grande número de adesões a iniciativa poderá se mostrar tão efetiva quanto o rodízio compulsório, pois motiva a não circulação de veículos mais do que apenas uma vez por semana. Outro ponto positivo é a popularidade da medida, ao contrário do pedágio urbano ou do aumento de taxas, que apresentam uma taxa de rejeição bem alta junto à população.