...OBRIGADO PELA SUA VISITA DEIXE SEU COMENTARIO E VOLTE SEMPRE...

sábado, junho 28, 2008

6 anos sem Cássia Eller

Neste sábado, dia 29 de dezembro, completa-se 6 anos do falecimento da cantora e compositora Cássia Eller (foto).

Cássia Eller nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 10 de Dezembro de 1962. Residiu em Santarém (PA), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).

Tocando violão desde os 18 anos, chegou também a cantar ópera e frevo e a tocar surdo em grupo de samba. Voltando ao Rio de Janeiro em 1990, foi contratada no mesmo ano pela gravadora Polygram.

Seu primeiro disco, Cássia Eller, de 1990, incluiu regravações das canções: Rubens (Premeditando o Breque), Já deu pra sentir (Itamar Assumpção), Qualquer dia (Legião Urbana) e um arranjo reggae para Eleanor Rigby (Beatles).

O segundo trabalho, denominado Marginal, trouxe ECT (Marisa Monte, Carlinhos Brown e Nando Reis). No terceiro disco, Cássia Eller, gravou uma versão de Malandragem (Frejat e Cazuza), muito tocada nas Rádios em todo o país.

Em 1996 lançou Ao vivo, gravado nas apresentações carioca e paulista do show Violões. Em Veneno antimonotonia (1997), traz somente composições de Cazuza.

Impôs-se por seu estilo enérgico de interpretação, principalmente em razão de seu timbre vocal de contralto - uma das mais marcantes vozes da nova MPB.

Faleceu no Rio de Janeiro em 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos de idade, vítima de parada cardíaca.


*** Ainda no dia 29 de dezembro, registramos que no ano de 1891 foi patenteado o Rádio pelo inventor Thomas Edison.


FONTE: MPB NET
Colaboração: Emilcio Rogério Zuliani